APRESENTAÇÃO:

UMA MOTO, UMA ESTRADA, MEU AMOR NA GARUPA, NATUREZA, VENTO NA CARA,CHUVA, CALOR, FRIO, RETAS, CURVAS ...... ,JUNTE TUDO ISSO E VOCÊ VAI SABER O QUE É :
"SIMPLESMENTE UMA PAIXÃO!!!!!



Postagem em destaque

BLOGS

NOSSOS BLOGS E PAGINA NO FACEBOOK

PUBLICAÇÃO NA PAGINA DA HARLEY DAVIDSOM DO BRASIL

PRINCIPAIS MOMENTOS

PUBLICADO NA PAGINA HARLEY DAVIDSON DO BRASIL

terça-feira, 8 de maio de 2012

RASTRO DA SERPENTE - PARTE 1

  HOJE 10/05,
     Comecei a sonhar com a próxima viajem.

     Bom, uma viajem que a muito tempo tenho vontade de
 fazer é ir para o RASTRO DA SERPENTE.
     Já pesquisei muito sobre esta viajem, e cheguei a conclusão de que não é simplesmente uma viajem, e sim um desafio, uma aventura regada com muita adrenalina e muita emoção.
    Rastro da Serpente é o nome dado as rodovias SP250/BR-476 que inicia no município de Capão Bonito/SP e termina em Curitiba/PR, é um roteiro com cerca de 800 curvas, algumas bem fechadas que merecem muita atenção e respeito.
“Recomendado apenas para Homens. Meninos; Não.”, afora os
exageros é uma estrada maravilhosa que em alguns trechos se tem a
impressão de estar acima das nuvens, em outros há condição de
ver abaixo os colegas serpenteando pelo rastro.
Cercada pela exuberante Mata Atlântica, facilmente observam-se
animais silvestres, aves e flores e arvores características dessa região,
configurando uma paisagem inesquecível.


     Veja alguns comentários que peguei na net :

  • “Recomendado apenas para Homens. Meninos; Não.
  • O Rastro da Serpente não deve nada, em dificuldade e beleza, a estrada The Tail of The Dragon1, americana.
  • "Arvore da Vergonha", que será uma grande árvore, em um determinado local de parada, onde serão colocados os pedaços deixados pelos tombos dos que se comportaram como “meninos” 
  • A propósito do “menino” Para quem não entendeu a tradução é simples: “Cuidado meu amigo, aqui você tem que agir com responsabilidade, deixando as brincadeiras imaturas para outros momentos. Do contrario, o Rastro da Serpente vai jogar você no chão, sem perdão.

     Sendo assim, cheguei a conclusão de que é essa viajem que quero fazer.

     Já conversei com a Gláucia minha fiel escudeira e ela disse :                   "É só marcar a data".

     Sendo assim, que tal fim de junho, sexta, sábado e domingo, pode ser dia 22,23,24 de junho. Sairemos dia 22 faremos o percurso do RASTRO DA SERPENTE, dormiremos em Curitiba. Dia 23 voltamos pela BR116 ate São Paulo, de SP ate São Bernardo, dormimos na sogra e dia 24 voltaremos para casa.
    Então hoje começa os preparativos para mais uma aventura, e como temos muito tempo ate a viajem, vamos viajar sentado no PC.

    "Faltam 42" .


    HOJE 11/04


    Faltam 41 dias.


    E as pesquisas continuam, e os preparativos também. Por exemplo: depois de tantos relatos de acidentes acho prudente colocar um SLIDER na minha moto, só por precaução.
    Outra coisa que estou, estudando é o trajeto, os pontos de parada obrigatórios (pontos turísticos), as paradas de reabastecimento, Hotéis, e mais algumas coisinhas, de rotina, o resto vai no improviso.
    O trajeto é simples: Saimos de São Pedro e seguimos para Piracicaba, de pira pegamos a Rod. Cornélio Pires a SP 127, e passamos por Saltinho, Tiete, Tatui e Itapetininga. De Itapetininga continuamos pela SP 127 ate Capão Bonito, onde começa o RASTRO DA SERPENTE.  De Capão Bonito seguimos pela SP 250 ate Apiaí, Ribeira, Adrianópolis que é a divisa com o Parana, em Adrianópolis pegamos a 476, passamos por Boituva do Sul e pegamos a Regis ate Curitiba.



    Roteiro preparado, próximo passo é detalhar cada trajeto a ser percorrido.
 

     HOJE 14/05   

    Faltam 38 dias 
PRIMEIRA ETAPA


    Bom, esta primeira etapa que vai de São pedro-SP ate Itapetininga-SP,  tem uma distancia  de 127km, com estradas muito boas e a previsão é de que esse primeiro trecho, seja percorrido em 2hs e 30min.
    Em Itapetininga vamos esticar as pernas e tomar um cafezinho, tempo estimado de descanso, 15 min.




    HOJE 16/05
    Faltem 37 dias
SEGUNDA ETAPA

    A segunda etapa vai se Itapetininga - SP, ate Capão Bonito - SP, e é também é um trecho sem surpresas, pista dupla, asfalto de primeira, pedágio que moto não paga  ..., radares etc ....
    Este trajeto tem apenas 61 km, e o tempo estimado de percurso é de 50min.
    Em Capão Bonito, foi inalgurado recentemente o Portal do Rastro da Serpente, e foi de lá que nosso amigo virtual "ANDRE", nos deu informações valiosas sobre o percursso e nos convidou para um cafezinho na sede, onde vamos dar uma paradinha para fotos,  reabastecer e tomarmos o cafezinho, e depois seguimos rumo a Apiaí.
     Tempo estimado de para 30minutos.






TERCEIRA ETAPA

    A terceira etapa Vai de Capão Bonito - SP, ate Apiaí - SP, e ai já começam as curva, a estrada é de pista unica e requer mais atenção. Este trecho já é um aquecimento para oque nos espera pela frente!!!
    Este trajeto tem 97 km, e o tempo estimado de percurso é de 1hora e 25 minutos.
    Em Apiaí, tem em uma praça com uma placa, que representa um  "marco" da Estrada do Rastro da Serpente, e no posto BR em frente, tem uma lojinha onde são vendido os suvenir, e lembrancinhas  que, quem passa por lá tem que comprar para mostrar que realmente esteve lá. 
    É logico que em Apiaí vamos dar uma parada, tirar fotos na placa, reabastecer e comprar lembrancinhas. Tempo estimado de parada 30minutos.





QUARTA ETAPA

    HOJE 18/05
    Faltam 34 dias

    Esta quarta etapa, sera dividida em duas partes:
    A primeira parte vai de Apiai - SP ate Adrianópolis  - PR, ou seja, ate a divisa de SP e PR, esse trajeto esta em péssimo estado, são 32 km de buracos, e apesar do google dizer que esse trajeto leva 30minutos, já li relatos de motociclista que, recentemente levaram cerca de 1 hora para fazer esse trajeto, mas como ele estava com uma Harley e eu vou com uma Kawasaki vou fazer uma media.
    Tempo estimado percurso, cerca de 45 minutos. 
    Já a segunda parte, que vai da divisa ate Curitiba, tem 132 km e esta um tapete, e pelos relatos é deslumbrante este percurso.
    Tempo estimado do percurso, cerca de 1h e 50 minutos.



    Bom, sendo assim chego a conclusão de que vou percorrer  449 km e vou demorar cerca de 8horas e 50minutos, para chegar em Curitiba. Já em Curitiba estou pensando em ficar no Hotel Caravelle Palace Hotel que fica próximo ao centro e também, próximo BR 116.
    Se sairmos de casa as 6 hs da manha, chegaremos em Curitiba mais ou menos as 16 Hs, isso é ótimo pois ainda esta claro e da para ir para o hotel e da pra sair para passear ateeeee..........


    Bom,   ainda falta muito tempo e da para sonhar bastante.


    HOJE 21/05
    Faltam 31 dias

    A VOLTA:

    1ª OPSÃO


    No sabado, acordamos cedo, damos uma passeadinha em Curitiba, e depois do almoço, pegamos a Br 116, vamos para São Paulo, pegamos o rodo anel eseguimos ate São Bernardo. Em São bernardo vamos para a casa da sogra e ficamos lá ate domingo. Domingo a tarde pegamos o caminho de volta.

    2ª OPSÃO


    No sábado, acordamos bem cedo vamos para a estação ferroviária, embarcamos a moto no trem e vamos de trem ate Morretes, ficamos sábado em Morretes e domingo subimos a serra da Graciosa, e voltamos para casa.


    3ª OPSÃO


    Hoooo!!!!!!!!  ..... duvida cruel ??????

    HOJE 02/06
    Faltam 19 dias.


    Bom, tudo na vida para dar certo tem que dar errado, sendo assim, não iremos mais viajar dia 22 de junho, pois por motivos de DNA ( Desafio Nacional Acadêmico ) , que é uma competição cultural a nivel nacional que todo ano a Gláucia participa, irei transferir a viajem para 29 de junho.
    Sendo assim faltam só 26 dias, e quanto a volta ainda não decidi nada. Masssss estou estudando.

    Hoje 16/06
    Faltam 11 dias

    Contagem regressiva, a 11 dias de mais uma emocionante aventura já providenciei:
    Sliders - Comprados e colocados.
    Trem - reserva feita para dia 29/06 .
    Hotel em Curitiba: Ja entrei em contato mas não reservei.
    Hotel em Morretes: Já reservado segunda dia 18 confirmo.
    Tirantes para prender a moto no vagão de carga: já comprado e no aguardo da entrega.
Sendo assim tudo pronto e esperando o dia 28 chegar   !!!!!!!


HOJE 28/06


                                                         A VIAJEM


1ª PARTE  :   O RASTRO DA SERPENTE   SÃO PEDRO - CURITIBA
                       
    Acordamos as 5:00 hs da manhã, confesso que estava meio preocupado, falaram muito dessa estrada e como íamos em viajem solo, deu um certo friozinho na barriga.
    As 6:00 hs saímos de casa. Primeira coisa boa, nada de neblina, ainda estava escuro mas o céu limpo e sem neblina, mas estava muito friu!!!..., mas friu faz parte do passeio. Muito bem agasalhados, passamos por Piracicaba, Tiete, Cerquilho, e só em Tatuí que começamos a pegar um pouco de neblina, mas nada que nos preocupasse , era só continuar com cuidado e foi oque fizemos. Ate aqui a estrada é ótima um tapete, e onde tinha neblina era mais friu e mais úmido, a pista chegava a ficar molhada.









    Em Itapetininga paramos para abastecer e continuamos a viajem ate Capão Bonito.
    Em Capão Bonito, fomos direto para o Portal do Rastro da Serpente, que para nossa surpresa estava fechado, só abre as 10:00 hs e eram só 9:00 hs. Mas mesmo assim colocamos um adesivo da MOTO DUPLA na porta de entrada, tiramos algumas fotos e continuamos a viajem.
    De Capão Bonito em diante já é a famosa estrada do Rastro da Serpente.









    Como muitos já relataram, nesse trecho da estrada  já começa um pre aquecimento do que vem pela frente, curvas, muitas curvas, um asfalto com alguns buracos e uma paisagem linda. Viajamos com atenção e em uma velocidade de cruzeiro, sem abusar, proporcionando alem da segurança, deslumbrar a vista maravilhosa.

















    Chegamos em Apiaí perto das 11 hs, e fomos abastecer, tirar fotos no marco da Serra da Serpente que fica na praça principal, fizemos um lanchinho e continuamos nossa viajem.
    Ate aqui, apesar do sol estava friu, mas a partir deste ponto a temperatura começou  ficar mais amena e nos obrigou, a tirar alguns agasalhos.







    De Apiaí ate Adrianópolis, não adianta ter pressa, pois alem de pequenos buracos, tem grandes buracos e em alguns trechos não tem nem asfalto, só tem buracos.
























       Mesmo com buracos na pista, a viajem se torna agradável pela paisagem que a todo momento é deslumbrante, e quanto mais se aproxima da divisa se São Paulo com o Parana, começamos a reparar que a paisagem muda drasticamente, a vegetação é outra as florestas os morros as arvores são todas diferentes, a unica coisa que se mantem constante é a beleza de tudo aquilo que vemos.
       Passando esse trecho veio a surpresa,... parecia que tinha uma placa dizendo: ATENÇÃO MOTOCICLISTAS : AQUI COMEÇA O PARQUE DE DIVERSÃO DO RASTRO DA SERPENTE ! - DIVIRTA-SE COM CUIDADO,  ( SE BEBER NÃO VOMITE) ,
    Gente, é muita curva, muita , muita , muita curva, muito bem sinalizadas, com guardireio de concreto em todo o percurso, o asfalto perfeito sem uma ondulação, e buraco é uma palavra que não existe neste alfabeto, é só diversão; Acelerei e comecei a  brincar, brincar, brincar, depois diminui a velocidade e comecei a apreciar a paisagem, que coisa linda, só estando lá para ver, não da para descrever, ai aparece um retão que não da para ficar parado, acelera garoto... e mais curvas e mais paisagem, as araucárias e retão e curvas, ... e depois de muita diversão chegamos em Bocaiuva do Sul, onde paramos para tomar um tampico e se deliciar com as recentes lembranças.















   








    De Bocaiuva seguimos ate a BR116 e fomos para Curitiba, onde ficamos em um hotel perto do Rede Ferroviária, pois na manha seguinte as 6:30 teriramos que embarcar a moto no trenzinho... e ai poderíamos dormir um pouco mais, pois chegamos exaustus mas deslumbrados com tanta beleza.
 



     Bom, aconselho a todos que realmente são "MOTOCICLISTAS" a fazerem esse percurso, pois, alem de muita adrenalina, vocês vão ter momentos inesquecíveis.
     É perigoso?
 -  Não, Não é perigoso, a estrada no lado Paulista é boa mas requer atenção, pois tem alguns trechos com buracos, mas do lado Paranaense é um tapete. Não é um sebo como me relataram, e é logico se andar no limite e bobiar vai pro chão como em qualquer outra estrada do planeta.
    Agora, a minha garupa é fora de serie. A um ano atras quando eu entrava em uma curva ela falava, para ir devagar, diminuir a velocidade,... etc . Nesta viajem, mesmo nos trechos que eu abusei um pouquinho mais nas curvas ela não falou nada e ainda me dava bronca quando eu ia mai devagar.
   A moto :  É fora de serie, faz as curvas com uma facilidade, uma agilidade que ate a Gláucia sentiu a diferença e me disse: - "Agora entendo o que você dizia, que com a DRAG você saia para passeava de moto e com a KAWA você sai para pilota a moto". 
 
                                                             TO BE CONTINUE