APRESENTAÇÃO:

UMA MOTO, UMA ESTRADA, MEU AMOR NA GARUPA, NATUREZA, VENTO NA CARA,CHUVA, CALOR, FRIO, RETAS, CURVAS ...... ,JUNTE TUDO ISSO E VOCÊ VAI SABER O QUE É :
"SIMPLESMENTE UMA PAIXÃO!!!!!



Postagem em destaque

BLOGS

NOSSOS BLOGS E PAGINA NO FACEBOOK

PUBLICAÇÃO NA PAGINA DA HARLEY DAVIDSOM DO BRASIL

PRINCIPAIS MOMENTOS

PUBLICADO NA PAGINA HARLEY DAVIDSON DO BRASIL

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

CALIBRAGEM DOS PNEUS


   CALIBRAGEM DOS PNEUS


Manter a calibragem do seu pneu correta pode fazer uma grande diferença na sua segurança e também na sua forma de pilotar, já que pode influenciar e estabelecer se você está em condições de fazer uma curva ou “seguir reto”.
O ideal é que você verifique a pressão dos pneus semanalmente, sem que tenha rodado muito com a moto antes disso. É preciso que os pneus estejam “frios”.
*Caso eles estejam quentes, motos com pneus entre 170 e 190 (traseiro) quando usadas sem garupa devem usar de 38 a 40 libras.
E, conforme já dissemos nos post, a temperatura influencia nessa pressão, já que o pneu, quando aquecido, pode aumentar a calibragem pela dilatação do ar. Portanto, em dias quentes a pressão de um pneu rodando por variar até 8 libras. Além disso, em média, é normal uma perda de pressão de 1 psi (libra) por mês.
ATENÇÃO: é preciso cuidado com esses detalhes. Em um cenário hipotético, se você calibra seus pneus num dia quente de verão e não verifica essa calibragem durante um longo período de 6 meses, ao sair num dia frio de inverno, você pode estar com 12 libras a menos em seus pneus e isso pode ser muito perigoso.
Além disso, o pneu calibrado quente, após uso prolongado (como em uma viagem), a uma temperatura amena de 20 graus, pode chegar a 48 libras, o que o deixaria muito duro e o faria perder a aderência quando ela é mais necessária: nas curvas.
IMPORTANTE: o pneu dianteiro deve ser calibrado com 4 libras a menos do que o traseiro, uma vez que seu volume cúbico é menor.
Você pode ainda usar nitrogênio para calibrar seu pneu, já que seu poto de dilatação é mais elevado e isso mantém a calibragem mais estável.
DICA FINAL: em resumo, a dica é calibrar ao máximo o pneu na hora de rodar pela cidade. Já quando você for para a estrada, o ideal é calibrar para menos, mantendo, assim, a melhor perfomance dos seus pneus.
Verifique periodicamente a pressão de seus pneus não se esquecendo que isso é questão de segurança! E performance, claro.

Foto: Google
Fonte: Águias do Asfalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário